quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sobre Séries: How I Met Your Mother


 Hoje quero falar sobre essa série legen... (espera um pouquinho) dária! E uma das minhas favoritas, por sinal.

How I Met Your Mother ou "Como eu conheci sua mãe" é um sitcom americano que estreou em 2005 e concluiu em 2014, deixando uma imensa legião de fãs saudosos. Por seu humor único, cheio de referências à cultura pop e mesmo autorreferências, além das várias premiações alcançadas (entre elas setes vezes o Emmy) e sucesso de críticas o show, adquiriu ares de cult e é frequentemente comparado a F.R.I.E.D.S. como uma das melhores do gênero.


Exatamente como o nome sugere, a trama começa com o protagonista Ted Mosby contando a seus filhos (na foto ao lado) como conheceu a mãe deles. Mas esse mistério só é solucionado ao final da nona e última temporada, porque Ted se enrola narrando em detalhes muitas aventuras que viveu ao longo dos anos, envolvendo seus amigos Marshall, Lily, Barney e Robin, que coestrelam a história.

HIMYM retrata principalmente os laços da amizade entre os personagens e a constante busca do romântico Ted pelo amor, criando em quem assiste a cada nova namorada mais expectativa de que esta seja a tal misteriosa mãe dos meninos. Há também o desenvolvimento do casal entre Marshall e Lily, perfeitos um para o outro, a confusa e moderninha Robin, e o divertido Barney roubando a cena a todo momento com seu humor lascivo, jeito irresponsável e sem noção, e seus inúmeros planos para conquistar o maior número de mulheres possível.

A série nos prende porque retrata bem a geração em que foi construída, principalmente porque foi inspirada na vida dos escritores e pessoas reais com quem eles conviveram de verdade. Todos os conflitos retratados, desde a busca pelo amor e por satisfação profissional, o medo da solidão e do futuro, o crescimento pessoal em contraste com os gostos pessoais às vezes um tanto infantis, superar desilusões amorosas e seguir em frente, e até mesmo como se relacionar com as pessoas a sua volta são coisas pelas quais passamos na nossa realidade e isso cria muita empatia com a trama e os personagens.

Outro fator muito interessante é que ela nos passa muitos ensinamentos para a vida que merecem ser observados, como não namorar alguém do seu círculo de convivência (colegas de trabalho, por exemplo); quando andam em grupos as pessoas parecem mais atraentes devido ao chamado "efeito cheerleader"; nada de bom pode acontecer depois das duas da manhã; não fazer uma tatuagem quando estiver bêbado; há uma escala na qual é permitido uma mulher ser tão maluca quanto atraente; e não importa quanto tempo tenha que esperar, um dia você encontrará a pessoa certa pra amar.

A série também inspirou livros como o famoso Bro Code, muitas vezes citado por Barney ( trazendo seus os planos e teorias malucas), "Bro on the Go","Bro Code for Parent": O Que Esperar Quando Você é alguém impressionante,"The Playbook" e "How I Met Your Mother and Philosophy". Confesso que ainda não li nenhum destes, mas já estão na minha lista.

[Atenção quem ainda não assistiu: alerta de spoiler!!!]

Com um final realista, embora boa parte dos fãs (inclusive eu) não tenha gostado, novamente as coisas foram mostradas como realmente são. Aliás, sobre isso, eu tenho uma história engraçada: na época comecei a assistir a séria por recomendação de uma amiga, que por sua vez tinha começado a ver porque seu namorado era apaixonadíssimo por ela. Um bom tempo depois, conversando com ela sobre o assunto, eis que ela compara seu relacionamento ao Ted e a mãe das crianças, pois eles são maravilhosos juntos, e eu respondo rindo "Pena que ela morre e o Ted fica com a Robin, né?" e ela fica chocada. Pois bem, o namorado dela tinha detestado tanto o final verdadeiro que tinha mostrado pra ela uma versão alternativa, faltando um pedaço!

[poder seguir lendo sem susto]

Há um tempo atrás li boatos de um possível spin-off com um elenco e personagens diferentes, intitulado How I Met Your Father, que dessa vez traria uma protagonista feminina (obviamente) contando ao filho como teria conhecido o seu pai. Coisa que eu adoraria, mas ainda não é confirmado.

Então se você está procurar algo para assistir e se divertir e não tem medo de encarar muitos episódios, essa é a minha recomendação de hoje.














Nenhum comentário:

Postar um comentário